sábado, 13 de dezembro de 2014

Quebrado (Broken - 2012)



Sempre acreditei que o melhor protagonista é aquele por quem você torce, independente de ser  perfeito ou defeituoso, certo ou errado, parecido ou diferente de você.  Mas existe uma teoria que diz que os filmes mais inesquecíveis contém em seu roteiro a morte de seu personagem central. Matar o protagonista,  é como fincar neste filme uma bandeira com os dizeres: "Inesquecível".  Muitos defendem que essa ideia deva ser utilizada como oposição ao clichê do "final feliz". Eu sou um desses. Ou pelo menos era, até a ultima sessão.

Para minha grata surpresa , voltei a desejar um final feliz, como há muito não desejava. O culpado de minha repentina mudança chama-se Broken (2012), filme do Reino Unido, de drama, dirigido por Rufus Norris e inspirado no romance de Daniel Clay, de mesmo título. Foi vencedor do Prêmio Golden Eye de melhor filme internacional na Zurich Film Festival e do prêmio  British Independent Film Awards (BIFA) 2012.

Broken nos traz a história de Emily "Skunk" Cunningham (Eloise Laurence), uma garota de 11 anos de idade que tem diabetes, mora com seu pai Archie (Tim Roth), seu irmão mais velho Jed (Bill Milner) e a "Au Pair" (uma espécie de babá) Kasia (Zana Marjanovic), em um típico subúrbio britânico. Skunk vê sua vida tranquila mudar após presenciar uma agressão envolvendo dois de seus vizinhos, o Sr. Oswald (Rory Kinnear) e um dos poucos amigos de Skunk, Rick Buckley (Robert Emms). O fato mexe na rotina diária das três famílias envolvidas, trazendo a estes, pesadas consequências.


Broken é um filme sobre a perda da inocência e a direção de Norris é excelente em mostrar isso. Aqui, ele consegue intercalar com exímia maestria momentos leves e reconfortantes com momentos tensos e imprevisíveis. Além de voltar várias vezes ao mesmo acontecimento só pra poder nos contar a mesma situação pela perspectiva de outro personagem. A música Colours (Electric Wave Bureau) marca a bela trilha sonora do filme. A qualidade técnica é perceptível, sobretudo em suas composições e o roteiro é sensacional. Diálogos marcantes, ausência de clichês e um clímax que se não te deixa aflito, acredito que dificilmente outra coisa o deixará.


 
Tim Roth em uma atuação inicialmente mais contida é soberbo como de costume. Cillian Murphy também destaca-se como Mike, namorado de Kasia e professor de Skunk.  Mas mesmo contando em seu elenco com rostos conhecidos como Tim e Cillian, o destaque vai  para as atuações fantásticas de Eloise Laurence, como Skunk e Robert Emms, como Rick. Especialmente para Eloise, já que se trata de seu primeiro filme. 


Persuasivo e emocionante em vários aspectos, Broken é uma daquelas obras que dificilmente sairá da memória. Diferente de outros filmes, aqui eu torci pra que tudo terminasse bem, que o final fosse tão feliz como a pequena Skunk merece ser. Se fui atendido em minhas "preces" ou não, você vai precisar assistir o filme pra descobrir. É justamente a imprevisibilidade diante de como tudo termina  que te deixa com o coração na mão e o medo no olhar, torcendo para que  no fim, o título do filme não prevaleça,  e você não se sinta de fato "Quebrado".
  
Quebrado                                    
"Broken" (Título Original)             
UK , 2013 - 90 minutos  
Drama
Direção:
Rufus Norris
Elenco:
Eloise Laurence
Tim Roth
Cillian Murphy
Rory Kinnear
Zana Marjanovic
Robert Emms
Bill Milner
Lily James
Nota:
Câmera de Ouro
     Excelente

Nenhum comentário:

Postar um comentário